ENCONTRE AQUI

Sondagem de Inovação

A Sondagem de Inovação é uma pesquisa que tem por finalidade gerar indicadores conjunturais a respeito de temas relacionados aos esforços tecnológicos das indústrias brasileiras, tais como: inovação em produtos e/ou processos, expectativas de investimentos em inovação, motivação para a realização de inovação, fatores limitativos à decisão de inovar, etc.

A pesquisa segue padrões internacionais de coleta e tratamento de dados sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), consolidados no Manual Frascati , e no que diz respeito à inovação segue as diretrizes disponíveis no Manual de Oslo . Neste entendimento, há conformidade metodológica com a Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com pesquisas internacionais como a Community Inovation Survey, realizada nos países integrantes da União Europeia.

O questionário é composto por 15 perguntas regulares, sendo 11 de natureza quantitativa e quatro de natureza qualitativa . A cada edição, a Sondagem inclui também uma seção de quesitos sobre temas relevantes da fronteira tecnológica que tenham impacto no progresso industrial brasileiro.

SONDAGEM DE INOVAÇÃO - 1º TRIM 2019

SONDAGEM DE INOVAÇÃO - 4º TRIM 2018

SONDAGEM DE INOVAÇÂO - 3º TRIM 2018

SONDAGEM DE INOVAÇÃO - 2º TRIM 2018

Sondagem dE Inovação - 1º Trim 2018

SONDAGEM DE INOVAÇÃO - 4º TRIM 2017

Sondagem de Inovação - 3º Trim 2017

Sondagem de Inovação - 2º Trim 2017