ENCONTRE AQUI
4 vídeos para entender a biomassa
A matéria orgânica pode garantir a eficiência energética do país. Projeto inédito da ABDI e da Embrapa pretende mapear a biomassa no Brasil
Fernando Rotta | 03/05/2019
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroenergia, está desenvolvendo um projeto piloto para mapear a biomassa em todo o país. O primeiro passo foi a identificação da matéria orgânica na capital nacional do agronegócio: Sorriso, no Mato Grosso.
Mas o que é a biomassa? O termo pode gerar dúvidas, mas nada mais é do que toda a matéria orgânica, ou seja, grãos, madeira, estrume, animais, restos de comida... A ABDI preparou uma série de quatro vídeos que explica o que pode ser feito com a biomassa.
Potenciais
O mapeamento da biomassa pode ajudar a agregar valor à produção brasileira. Além de gerar energia, uma cadeia de agroindústrias pode processar a biomassa.
Energia
Uma das potencialidades da biomassa é a geração de energia. Uma das formas mais comuns é a queima da matéria orgânica por meio de uma caldeira, mas existem outros processos.
Milho
O estudo da ABDI em Sorriso (MT) identificou o grande potencial do milho para geração de combustível. O processamento do grão, além de produzir álcool para abastecer veículos, também gera DDG (grãos secos de destilaria com solúveis), que é utilizado para alimentação animal.
O DDG é um subproduto da produção de etanol de milho obtido durante o processo de fermentação. Cada tonelada de milho seco que entra no sistema tem como resultado em torno de 38% de DDG.
Plataforma
Uma plataforma desenvolvida pela ABDI e Embrapa pretende auxiliar o setor produtivo, apontando onde está a biomassa no Brasil. Com essa informação as agroindústrias conseguem se posicionar de forma estratégica.
Confira também o podcast da ABDI - Estação 4.0 - sobre biomassa.