ENCONTRE AQUI

Lançada a 1ª pesquisa sobre Digitalização na Arquitetura e Urbanismo

O uso de tecnologias inovadoras no setor será mensurado em pesquisa nacional. Totalmente online e acessível apenas para os profissionais cadastrados no CAU, a pesquisa vai até o dia 10 de junho.

UCM | 03/06/2022

A transformação digital veio para modificar as estruturas conservadoras e tradicionais da construção civil. As novas tecnologias e conceitos estão impactando diretamente a competitividade do setor. Para entender melhor o cenário atual, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o BIM Fórum Brasil e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/Brasil) lançaram a pesquisa que deve ser respondida por arquitetos e urbanistas atuantes em todo o território nacional até o dia 10/06. Pesquisa semelhante foi aplicada, em março, aos engenheiros.

O analista de produtividade e inovação da ABDI, Leonardo Santana, expôs, na 40ª Reunião Plenária dos CAUs, em São Paulo, um estudo da KMPG de 2019 que destaca que empresas consideradas líderes (cerca de 20% das empresas entrevistadas) tinham iniciativas de implementação de soluções tecnológicas como BIM, softwares de planejamento e Realidade Virtual.

"Uma pesquisa nacional sobre digitalização no setor é importante para termos um diagnóstico de onde efetivamente estamos no contexto digital e para direcionar as ações e políticas mais assertivas e eficazes", explicou Leonardo.

O estudo pretende expor o momento atual da Indústria da Construção e servir de base a um planejamento estruturado de políticas relacionadas à digitalização da Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Com os resultados, será possível analisar a maturidade digital dos profissionais do setor da construção, além de propor caminhos para a transformação digital e otimizar os processos, ferramentas e técnicas de trabalho.

Perdeu o evento?