ENCONTRE AQUI

Sandbox e Conecta 5G da ABDI foram destaque no SCBAmerica

O evento, Smart City Business Brazil Congress, discutiu, nos dias 25 e 26/05, em São Paulo, os desafios da criação e consolidação do mercado de Cidades Inteligentes

UCM | 27/05/2022

"A rápida digitalização da economia pôs em ritmo acelerado, a busca e a adoção de novas tecnologias de Cidades Inteligentes. Essa tendência vem acompanhada por um cenário que requer maior interação, interconexão e cooperação entre os ecossistemas de inovação e de gestão pública", a afirmação é de Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A Agência marcou presença no Smart City Business Brazil Congress (SCBA), apresentando projetos em Cidades Inteligentes, em especial o Guia Sandbox para Cidades Inteligentes e o Conecta 5G. Com mais de 100 palestras e painéis o evento teve como tema infraestruturas digitais e gestão de cidades.

No estande da ABDI, as luminárias inteligentes com 5G integrada foram o destaque. Desenvolvidas exclusivamente para o projeto Conecta 5G, da ABDI, as luminárias podem render às prefeituras receitas acessórias para seus municípios, além de novos modelos de negócios que contribuam para o desenvolvimento regional.

De acordo com Igor Calvet, presidente da ABDI, o grande desafio era: Como democratizar o 5g nas cidades? "Para ter economia digital, é preciso ter infraestrutura digital. Nós estamos querendo testar modelos de negócios que vão beneficiar vários municípios brasileiros. E estamos falando de modelos de negócios que também levam em conta a sustentabilidade e o lado social", afirmou Calvet, em reunião com CEOs de empresas e o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O Conecta 5G é um projeto da ABDI em parceria com o Parque São José dos Campos, e apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A luminária, desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu, contém uma antena 5G embutida e utiliza a tecnologia de chipset da empresa Qualcomm.

O gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein, também participou de reuniões estratégicas sobre o tema. “Temos que pensar modelos de negócios para o #5G. E o primeiro passo é criar um ecossistema junto com municípios e empresas que trabalham com tecnologia. A gente vem trabalhando com o objetivo de criar esse ecossistema, através do Conecta 5G”, afirmou.

Faierstein apresentou o Guia Sandbox para Cidades Inteligentes, desenvolvido pela ABDI em parceria com o o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O documento oferece aos gestores públicos um passo a passo para a adoção de tecnologias, realização de testes e validação de soluções inovadoras em cidades inteligentes. Com informações como as etapas a serem percorridas pelos municípios e os instrumentos legais necessários a esta jornada, o guia se constitui como um caminho seguro ao desenvolvimento de um ambiente de inovação e modernização das cidades.

Durante a plenária de encerramento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, chamou a atenção para o momento em que o Brasil está vivendo em termos de desenvolvimento, principalmente após a realização do Leilão do 5G. "O Brasil está se preparando, já fez grande parte do dever de casa para virar um grande player internacional em economia digital. O Leilão do 5G abriu as portas para isso, o mundo inteiro está olhando pra nós como um país de oportunidade", observou. Além do ministro participaram do debate como convidados, Igor Calvet, o CEO da Nokia, Ailton Santos e o presidente Latam da Qualcomm, Luiz Tonisi.